sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Carta pro Papai Noel



Papai Noel,

Sei que esse ano comprei duas ou três peças feitas com trabalho escravo... nem vou alegar que "eu não sabia" porque isso não é justificativa pra pessoas adultas e esclarecidas (sim, tento ser uma delas). Mas, por outro lado, apoiei projetos culturais e educacionais e tenho me esforçado pra ampliar o meu "esclarecimento" e, mais importante: tenho me esforçado pra aprimorar a minha prática. Afinar o discurso com a ação. Não é fácil, mas é delicioso.

Dito isso, gostaria de dizer que eu te perdoo. Mas se e somente se:


:: Para cada peça feita com trabalho escravo que você der for feita uma doação para um projeto social. Posso sugerir um? Revista Ocas'' é um trabalho lindo com moradores de rua, vale a pena ao menos conhecer.


:: Para cada criança que ganhar um tablet, ou smartphone, ou notebook o mesmo montante for destinado a projetos educacionais. Mas não vale qualquer um! Tem que ser projetos de vanguarda, de mudança de paradigma, pra chacoalhar os métodos vigentes. E é tão difícil encontrá-los que talvez seja mais fácil desistir de dar as tais telas...


:: Para cada balinha que você der pra uma criança você fizer sumir todos os refrigerantes da geladeira daquela casa. Pra sempre.


:: Para cada embalagem de plástico jogada no lixo você fizer com que uma pessoa se comprometa com a prática dos 3Rs (Reduzir, Reutilizar e Reciclar - NESSAORDEM).


Acho que pra esse ano tá bom.


Mas é Natal e estou com o coração mole. Se você conseguir esse mínimo, além de te perdoar, prometo que tiro Papai Noel Velho Batuta da minha playlist. E paro de ensiná-la pro meu filho. E nunca mais te chamo de Porco Capitalista.


Tô de olho em você. Nos vemos dia 25, velhinho.


ass.: Carolina, 3 anos (ops, 33 =D )




Um comentário:

  1. Adorei, Carol!
    Esse tal papai noel bem podia ser um mágico que usasse algum truque para as mazelas do mundo - como o trabalho escravo - não terem chance em 2015. Mas até a Apple tá enrolada, e desconfiou que eles dêem um caixa 2 pro velhinho rs

    ResponderExcluir