quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Fisiologia dos pensamentos e sentimentos

Parece que já tem tanta coisa no mundo que diz-se que hoje em dia nada se cria, tudo se copia.

Copiar parece desmerecedor, então prefiro transformar.

Assim como transformamos os alimentos para que nos deem energia, vitaminas e cia., os pensamentos (ideias) e sentimentos com os quais tomamos contato também precisam ser transformados para nos dar suporte em nossa evolução mental, espiritual, transcendental. E a fisiologia é muito semelhante.

Primeiro precisamos mastigar. Quando começa engolindo já não é bom sinal - isso eu não engulo!

Leu. Fez uma pausa. Leu de novo, grifou. Mastigou. Virou a página: engoliu.

Ouviu. Fez uma pergunta. Ouviu de novo. Mastigou. Foi pra casa pensar no assunto: engoliu.

Sentiu. Identificou o sentimento. Olhou pra ele. Mastigou. Permaneceu nele: engoliu.

Não há nada de mal em engolir, mas primeiro mastigue. Cinquenta vezes, diriam os macrobióticos...

Se comeu muito rápido, vomita. Se a comida está estragada, vomita! Se passou da conta, vomita.

O vômito é uma defesa imediata do corpo, e também serve pros pensamentos e sentimentos. Se teve que engolir um sapo, este vai acabar sendo vomitado logo em seguida. Não tem como... por que raios engoliu, então? Cada um sabe dos sapos que engole...

Mas e se vomita tudo? Tem coisa errada, tá doente, não dá pra sobreviver assim. Muda de alimento!

Ok, o bocado era bom, não vomitou.

Então continua digerindo (a digestão começou na boca, lembra?! Aula de ciências, quinta série, rs...).

Vai digerindo, devagar, cada coisa no seu lugar. Haja suco gástrico, enzima, sei lá mais o que.

Enquanto isso o corpo vai absorvendo o que é bom. As ideias começam a aparecer. Outros sentimentos brotam. Ganhamos ânimo, força, vamos em frente!

No final da digestão, o que sobra? Cocô!

Tem que fazer cocô, não pode ficar constipado, assim polui por dentro.

Mas vai fazer cocô em qualquer lugar? Na frente de outra pessoa? Deixe os resíduos voltarem pro ciclo da natureza, discretamente. Esses são os pensamentos que não eram nossos, não encontraram eco no nosso interior, mas nem por isso são ruins. Agora entendo: quem ataca argumentos ferrenhamente está esfregando - ou tentando esfregar - cocô na cara das pessoas. Que vergonha, já fiz tanto isso...

Acabou? Não... de vez em quando tem que fazer uma dieta "detox", super na moda. Na moda porque a gente se alimenta cada vez pior, porque cuidamos do nosso corpo cada vez pior, o que faz com que ele falhe na transformação e absorção dos alimentos. Com os pensamentos e sentimentos também. Assistimos muita televisão, vemos muita bobagem na internet, isso vai poluindo, turvando nossa capacidade de discernimento. E aí, vamos pra um SPA?

Eu nunca fui pra SPA, nunca fiz retiro espiritual... até gostaria. Mas acredito que é melhor cuidar da rotina do que se refugiar de vez em quando.

Alimentação saudável como regra, doces e frituras de vez em quando. |Ninguém é de ferro, a gente precisa de prazer e muito dele vem pela boca.

No caso dos pensamentos e sentimentos, a mesma coisa: cuidar para estar em contato com fontes elevadas (atenção, não estou falando de conviver com monges! Ler os grandes autores, ir a uma exposição de arte de vez em quando, assistir filmes bons, estar em companhia de pessoas que não "criam caso", que deixam a conversa ser leve sem ser banal...). De vez em quando a gente precisa rir de bobagem - bobagem mesmo, fofoca de subcelebridades é minha "fritura emocional" preferida, rs... De vez em quando a gente precisa sentir o amargo da indignação, sabendo o que se passa no "mundo real" (mas não precisa assistir jornal todo dia, né? Eu não aguento...).

E vamos cuidando das limpezas, de escovar os dentes, passar fio dental, tomar um chá digestivo.

Tomar banho - ah, os banhos! Qual foi a última vez que você usou a expressão "de alma lavada"? Eu provavelmente foi ao sair de um concerto. Flutuando...

Isso no âmbito pessoal. E no coletivo?

Cuidar dos nossos esgotos!

Roupa suja se lava em casa, cocô se faz a portas fechadas, mas coleta e tratamento de esgoto é questão de saúde pública.

Isso rende outro falatório. Por enquanto vamos digerir até aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário