segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Rico pode esbanjar, pobre não

Num país com o abismo social que existe no nosso, gastar dinheiro com "perfumaria" deveria ser considerado crime grave. Não importa se você trabalhou honestamente pra ganhar esse dinheiro.

Enquanto houver uma pessoa passando fome, não deveríamos pagar contas de 3 dígitos num jantar; enquanto houver uma criança fora da escola, não deveríamos matricular nossos filhos em instituições que cobram mensalidades maiores que o salário anual de muitas famílias; enquanto houver pessoas sem teto não deveríamos construir mansões. Ah sonho socialista...

Escrevo essas palavras com dois belos carros na garagem, planejando minha próxima viagem ao exterior e prestes a gastar uma boa grana na construção da minha casa. Não aponto o dedo pra você, aponto pra mim. Sei o quanto é difícil abdicar dos confortos pessoais em benefício da comunidade. Eu queria mesmo é que TODOMUNDO pudesse viver no conforto. Como faz?!

Não sei. Mas podemos pelo menos refletir sobre todas as "perfumarias" que temos. Antes disso: definir o que é perfumaria... Podemos ter em mente qual é a renda média do brasileiro (algo em torno de R$ 1.000,00), e tentar viver com isso. [risos nervosos]. Não dá!!! Pois é... entendeu o que é "perfumaria"?

Vamos ter consciência da nossa posição privilegiada. Vamos parar de criticar programas sociais, porque nós NUNCA sentimos na pele o que é passar fome. Tenha paciência, muitos de nós nunca sentiram na pele nem o que é ter que dividir a sobremesa com o irmão!

Por falar em sobremesa, tenho uma amiga que luta com afinco pra perder peso e eu, magrela solidária tentando ajudar, comecei com meu blablabla, quando ela simpaticamente diz que não discute regime com quem nunca teve que perder 20kg.

Pois eu não deveria discutir Bolsa Família com quem nunca passou fome.

Mas não consigo! Não consigo ficar quieta!!!

Aí vem me falar que a pessoa largou o emprego pra "viver de bolsa família". Não acredito, não acredito e ponto. A pessoa pode até ter largado o emprego com carteira assinada, que lhe tiraria o benefício, mas está por aí fazendo bicos, trabalhando sem fundo de garantia, férias, etc... sabe por que? Porque pra essa pessoa R$ 120,00 é dinheiro. Essa pessoa não pode se dar ao luxo de pensar em aposentadoria, férias e décimo terceiro, essa pessoa precisa do dinheiro e precisa dele AGORA.

E tem também a pessoa que recebeu Minha casa, minha vida e alugou, vendeu, sei lá. Oh, que crime. Vai lá então, morar com sua família naquele cubículo árido. Ah, então é melhor não fazer as tais casas? Não, pra muita gente o cubículo árido é melhor que o banco da praça... as perfumarias são relativas...

Pois eu considero falta MUITO mais grave comprar o carro do ano. NÃO QUERO SABER QUE VOCÊ CONSEGUIU ESSE DINHEIRO FAZENDO EXPEDIENTES DE TRABALHO DAS 6h ÀS 22h. Esse expediente só beneficiou a você, ou nem isso, te exauriu, te privou da sua família, acabou com a sua saúde.

Ou, no mínimo, trabalhe feito um condenado (ou não) e compre a porcaria do carro, mas não venha falar besteira.

Ai chega, estou me excedendo e quando fico assim perco até a educação... desculpa.



Resumindo: é muito fácil falar em ética e honestidade com a barriga - e a geladeira! - cheias. É muito fácil falar que "é um absurdo fazer isso com o dinheiro público" quando o aluguel está em dia (ou quando não é preciso pagar para morar). É muito fácil dizer "quem quer vai atrás e consegue" quando se tem um (ou vários!) diplomas pendurados na parede.


Nenhum comentário:

Postar um comentário