quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

A importância de manter as aparências

Alguns podem confundir com hipocrisia, mas pra mim trata-se de uma regra básica e importantíssima de convívio social.

Existem poucas, pouquíssimas coisas mais desagradáveis do que lidar com caras feias, maus humores e alfinetadas, mesmo quando não são dirigidos à sua pessoa, por isso digo que é importante - e respeitoso para com a comunidade envolvida - saber manter as aparências, ou seja, manter um clima leve e descontraído, por mais que estejamos passando pelas mais devastadoras tormentas internas.

Você pode até argumentar, perguntando pra que serve nosso círculo próximo de amigos e familiares, se não podemos desabafar com eles e relaxar em sua presença. A isso eu mesma respondo com uma autocitação, antes que você me lembre dela equivocadamente como suporte ao seu argumento: "quem tem amigos não tem o direito de sofrer sozinho".

Sim, esse círculo próximo de amigos e familiares só serve pra alguma coisa se puder te confortar em momentos difíceis e, ao mesmo tempo, é praticamente uma traição passar por grandes dificuldades e não compartilhar com essas pessoas, que te querem tão bem e que gostariam muito de ajudar.

Mas o que quero dizer com "manter as aparências" é praticamente que todos merecem respeito e consideração, ainda mais as pessoas próximas. Espalhar mau humor não é uma atitude respeitosa e não é assim que você vai conseguir ajuda. Para usufruir do apoio das pessoas queridas também é preciso levar em conta regras de etiqueta, que insisto em chamar simplesmente de respeito.

Uma atitude adulta e madura é chamar pra uma conversa, em momento apropriado para os dois, de preferência fora do "calor da hora", fora da tempestade causada pela gota d´água que transborda o copo cheio de mágoas. Ok, às vezes é no meio desse furacão mesmo que precisamos de ajuda, mas essa ajuda precisa ser pedida de forma concreta, de forma aberta e o mais longe possível do "elemento deflagrador" de tanta fúria, porque senão vira bate-boca e você coloca a tal pessoa querida numa situação extremamente desagradável. E isso não é lá atitude pra se ter com uma pessoa querida, não é mesmo?

De mais a mais, quando nos propomos a ter uma atitude consciente de manter um clima leve e descontraído, só isso já pode ajudar em muito a resolver o conflito em questão. Até agora falei sobre a reverberação de caras feias, maus humores e alfinetadas que recebemos de forma indireta, quando duas ou mais pessoas estão passando por desentendimentos. Mas imagine que você está passando por um desentendimento e a pessoa tal se propõe a ter uma atitude respeitosa e madura de não espalhar caras feias, maus humores e alfinetadas. A chance de que ambos cheguem a um acordo, a uma conversa sincera e sem "manhas" é muito maior.

A loucura do mês de dezembro já toma conta das ruas e das pessoas, o "clima natalino" já se instaura, doidinho pra lavar roupas sujas em plena ceia, mas não é só isso... a todo momento nos deparamos com pequenos desentendidos, com pequenas gotas d´água, que precisam de tempo e paciência para evaporar.

Não deixemos com que nossas tempestades internas respinguem naqueles que nos cercam, ou, pelo menos, saibamos providenciar capas de chuva e galochas, porque senão o chato de galochas vai ser você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário