quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Turquia - Parte VI: Kusadasi

O objetivo de ir a Kusadasi era conhecer Éfeso, onde tem/teve (?!) o Templo de Ártemis, uma das Sete Maravilhas do Mundo, entre muitas outras coisas (por "coisas" entenda ruínas...).

A cidade mais perto de Éfeso é Selçuk, que me pareceu bem pitoresca pelas descrições dos guias, e também por ter um museu que preserva os tesouros que não ficam mais expostos nas ruínas. Mas fora isso não teria muita coisa, então optamos pela hospedagem em Kusadasi, que também é perto e fica na beira do Mar Egeu (convenhamos... depois de ficar o dia todo vendo ruínas, uma praia é bem mais convidativa do que um museu...).

Ficamos no Hotel Stella, onde tivemos um atendimento mega VIP, começando pela troca de e-mails muito atenciosos e num inglês impecável. O próprio dono do hotel, o Hasan, foi nos buscar no ponto de ônibus e foi com ele que compramos o passeio pra Éfeso. Foi a melhor coisa que fizemos e logo você entenderá por quê.

Fomos recebidas com um por do sol incrível, que podia ser avistado da varanda do nosso quarto, juntamente com aquele mar espetacular e os navios de cruzeiro atracados no porto logo em frente (não que isso seja incrível, mas foi interessante ficar vendo aqueles naviozões, rs... e tinha até um veleirão! Ai meu veleirinho, como diria o PC...).


Logo no dia seguinte já fomos pra Éfeso e atendemos as fortes recomendações do Hasan de começar o passeio o mais cedo possível, pois a cidade é toda feita de mármore e conforme o dia vai ficando mais quente fica sofrido transitar por ali (e fica mesmo, não duvide!).

Ele nos levou de carro e nos deixou no portão oposto ao qual a maioria das pessoas entra, então pegamos um certo contra fluxo. Ele também deixou com a gente um livro sobre a cidade, com mapas e histórias, muito gentil. Não tivemos um guia, uma pessoa, pra ficar nos contando tudo, mas isso foi ótimo, porque era de dar dó a cara dos gringos ouvindo as intermináveis explicações do guia debaixo daquele sol inclemente.


Fomos fazendo o passeio a nosso tempo e combinamos de nos encontrar no outro portão. O calor nos fez dar uma adiantada no caminho, estava realmente muito quente e os miolos derretendo nem conseguem absorver muita coisa. Se estivéssemos em um passeio de agência, tendo que seguir o cronograma de um guia e um grupo, teria sido um calvário!

Mas vale a pena... tem o teatro, com capacidade para 25 mil espectadores, e a linda Biblioteca de Celso. As primeiras ocupações são de 1.000 a.C. e é emocionante estar em um local com tantos anos de história.



De lá nós fomos para a Casa de Maria, o local para onde João Batista levou Maria após a crucificação de Jesus e onde supõe-se que ela tenha vivido até sua morte. Mesmo para uma não-católica fervorosa como eu é um passeio interessante. A casa é hoje uma capela, um local de peregrinação, silêncio e oração. É muito bonito, dá pra sentir a atmosfera especial daquele lugar.


Depois o Hasan nos levou para um breve passeio, onde vimos a Basílica de São João Batista e uma mesquita bem importante que não lembro o nome :) Foi nesse caminho que começamos a ver as cegonhas e foi uma comoção geral no carro! Elas são lindas, grandonas, e fazem seus ninhos por lá nessa época. Quando chega o inverno migram para o norte da África, segundo informações do nosso guia VIP.


E por fim fomos para o Tempo de Ártemis. Bem, "templo" é um pouco de exagero, pois só restou uma única coluna... mas, enfim, a gente já sabia disso e mesmo assim não poderíamos perder a oportunidade de estar nesse lugar, que foi construído em 550 a.C. e destruído e reconstruído algumas vezes.


Voltamos pro hotel antes do almoço e ávidas por uma praia... que decepção... fomos para a Lady´s Beach, que foi a recomendada pelo nosso anfitrião, com a ressalva de que deveria estar bem lotada. E realmente estava... cruzar o Atlântico para se acotovelar numa areia cheia de bitucas de cigarro não era bem o meu sonho de férias no Mar egeu... a água era muito bonita, mas a faixa de areia estreita piorava a sensação de multidão. E como aquele povo fuma! Tentei abstrair um pouco e tomar aquele solzinho delicioso de fim de tarde que eu adoro... a Ana até entrou na água, corajosa!


Voltamos pro hotel a pé (a ida foi de van, aventura à parte!) e a vista da orla foi ficando cada vez mais linda! Paramos em uma ilhota que tínhamos visto da nossa janela e tiramos boas fotos do sol caindo no mar.



O dia seguinte já era dia de ir embora... nosso atencioso anfitrião nos levou até o aeroporto de Izmir, que fica a uma hora dali, e com mais uma hora de vôo estávamos de volta a Istambul! Esse último trecho seria de ônibus, como os demais, mas estávamos tão cansadas e o preço nem era tão alta, que lá em Antalya resolvemos nos dar esse presente. Mais uma vez, valeu cada centavo de dólar cobrado na fatura do cartão um mês depois ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário