terça-feira, 14 de agosto de 2012

Turquia - Parte IV: Mediterrâneo


Para molhar os pés no Mediterrâneo nosso pouso foi Antalya. Aqui alugamos mais um apartamento pelo AirBNB e fomos muito bem recebidas por nosso anfitrião (na verdade pelo pai dele), que foi nos buscar na rodoviária.

O apartamento é incrível, espaçoso e muito bem decorado. E no prédio tem até piscina! O único inconveniente é que fica num bairro meio ermo, então para não precisar de otobus alugamos um otomobil, o Otto, muito chique, otomatic, que dormia no otopark e que devolvemos no otogar =D

Aliás, o procedimento de aluguel e devolução do carro foi uma comédia! Pagamos em dinheiro, não pediram um cartão de crédito, não tem vistoria, o carro vem com o tanque assustadoramente vazio, uma loucura. A única coisa que fizeram foi escanear a carta de motorista da Ana (nem passaporte pediram!). Mas se a polícia pega, quem não tem carta de motorista internacional fica sem o carro e paga uma multa, equivalente ao preço pra tirar a carta internacional (uns 200 reais). Foi tanta correria (e gastos) pré viagem que não tiramos a carteira internacional, mas eu recomendo, pra evitar contratempos, embora conosco tenha sido tudo tranquilo e nem vimos sinal de polícia...

Bem, em Antalya conhecemos o porto, que é bem bonito e, claro, antiquíssimo. Contratamos um passeio pra conhecer a cachoeira Duden, que deságua no mar. Foi lindo, a começar pela água daquele mar, que tem um azul jamais visto!

Andamos um pouco pelo centro antigo e voltamos pra casa motorizadas, com direito a passar no supermercado e comprar até melancia! O roteiro do dia seguinte foi Olympos, um lugar muito bem recomendado e que superou as expectativas. Pra não perder o costume, tem umas ruínas, mas aí tem a praia! Linda praia, onde não tem areia, mas pedrinhas; onde não tem conchas, mas pedrinhas (quando for à casa da minha mãe peça a ela pra ver sua coleção, rs...); e onde tem bitucas de cigarro, muitas bitucas, éca! Impressionante como esse povo fuma!!!

Nessa praia andamos de caiaque e foi muito legal flutuar sobre aquela água cristalina! Fizemos também um pique-nique, foi muito bacana (achamos melhor comprar lanche e foi realmente muito bom, mas a comida lá é mega barata).

Na volta paramos em Phaselis, mais ruínas e um antigo porto pirata. Com a luz do fim do dia fica impressionante de linda e com as pessoas indo embora é melhor ainda... um sossego...

No dia seguinte ainda deu pra curtir um sol na piscina do prédio e logo levantamos acampamento, rumo ao nosso próximo destino, a esperadíssima Pamukkale, com suas formações calcárias e águas quentinhas.

(as fotos vão chegar, um dia... hei de vencer!)

2 comentários:

  1. Ah, meu! Para uma pessoa que ainda não viajou pra fora, ler uma coisa dessas é pura sacanagem!! ):

    deu muuuita vontade. hahahahaha

    curtam bastante!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehe, obrigada pelo comentário Letícia!

      O mundo é imenso e cheio de belezas, mas a Turquia, sem dúvida, é um roteiro imperdível, recomendo!

      Excluir