terça-feira, 13 de março de 2012

A importância de ser pequeno


Mais uma vez a música me traz lágrimas aos olhos; mais uma vez a arte me transporta para um universo paralelo de enlevo e prazer; mais uma vez eu sinto uma vontade enorme de abraçar cada uma daquelas pessoas que proporcionaram essa orgia avassaladora (e abraço, ainda que mentalmente e emocionalmente, com um sincero sentimento de gratidão, com os mais fortes votos de sucesso).

Estou falando d´El Grande Conserto, evento que reuniu cerca de 50 músicos, uma primorosa equipe organizadora e não sei quantos embevecidos ouvintes, todos com um objetivo nobre: dar sua contribuição para a reforma das estruturas da Casa de Francisca. Não vou tentar explicar, porque isso já foi muito bem feito (veja transcrição no final da postagem).

E como se não bastasse, foi no Teatro Oficina, com sua atmosfera libertária, subversiva, escancarada e extremamente acolhedora (para os que compartilham da liberdade e da subversão, é claro...).

O público ia de alegres crianças (até mesmo um bebê de colo!) a idosos (inclusive o octagenário e reverenciadíssima estrela da noite Paulo Vanzolini). Da extensa programação conseguimos desfrutar de "apenas" sete horas... acabamos saindo nos 44 minutos do segundo tempo, mas realmente o cansaço e a fome falaram mais alto. Na verdade eu não pensei que conseguiria ficar metade desse tempo e senti claro como nunca antes o poder da música em revigorar e alimentar. SETE horas!

Viva a cultura, viva a arte, viva a Casa de Francisca! E viva todas as pessoas que dedicam a vida aos seus ideais e talentos!



EL GRANDE CONSERTO CASA DE FRANCISCA
11 de março de 2012 às 17h

Associação Teat(r)o Oficina Uzyna Uzona
Rua Jaceguai 520 Bixiga São Paulo SP
No ano de 2011 a Casa de Francisca apresentou cerca de trezentos shows ao longo de onze meses de trabalho. 

Quase dez mil pessoas passaram pela Casa (de 44 em 44 pessoas) e tiveram um contato íntimo privilegiado com o universo de mais de 400 artistas de grande comprometimento e independência artística.

Ano em que se abriu com “Território de Bárbaros” na semana de aniversário da cidade, seguido da “Mostra de Piano” com alguns dos principais pianistas em atividade do país.

Ano de muitas “sessões malditas” nas altas madrugadas de sábado e inúmeras “leituras íntimas” em parceria com a editora 34.

Ano em homenagem a Drummond, organizado pelo instituto Moreira Salles e comemorações dos aniversários de Paulo Vanzolini e Jorge Mautner.

Ano de realização e lançamento do registro em dvd do show de Arrigo Barnabé com co-produção do Canal Brasil e do estúdio de som “Na Goma”, de Filipe Magalhães.

Ano de grandes lançamentos com novos trabalhos e grupos de grande expressão.

Ano de laboratório de muitos outros trabalhos que estão por vir ao longo deste novo ano.

Desde o final de dezembro de 2011 a Casa de Francisca voltou-se para uma nova reforma em suas estruturas.

Uma reforma que não aumentará a capacidade da casa, mas fundamental para a permanência e a continuidade do projeto.

Um grande conserto no espaço como um todo para haver menos desgaste na circulação e acomodação de público, artistas e equipe.

Um reforma para que também se tenha respiro junto ao silêncio que tanto se aprecia.

Contudo, a Casa vive a mesma realidade das pequenas empresas e trabalhos independentes do país. 

Os editais públicos e patrocínios culturais parecem um pouco distantes para uma casa com menos de 50 lugares e tenta-se encontrar saídas para sua proposta eminentemente artesanal.

É com muita alegria que a Casa de Francisca recebe o apoio de mais de 50 artistas para “El Grande Conserto” em um dos cenários de maior força e resistência cultural do país: o Teatro Oficina.

Celebremos este encontro de força e delicadeza de cada um desses artistas e de todos os artistas que também fazem parte da Casa, mas que infelizmente não estarão no palco neste dia pela complexidade na dinâmica de um evento como este.

Estejam todos convidados. Compartilhem, divulguem, recomendem!

Façamos um grande conserto acreditando também na importância de ser pequeno.


A BARCA
ALZIRA E
ANA BERNARDO
ANA LUIZA
ANDRÉ ABUJAM RA
ARI COLARES
ARRIGO BARNABÉ
BENJAMIM TAUBKIN E
NÚCLEO DE MÚSICA DO ABAÇAÍ
BETO VILLARES
CACÁ MACHADO
CELSO SIM
CHICO SARAIVA
CIDA MOREIRA
CRIOLO
DANIEL MURRAY
DANIEL SZAFRAN
DANILO MORAES
EDUARDO GUDIN
FILPO RIBEIRO
ÍTALO PERON
JOÃO TAUBKIN
JONATHAN SILVA
JUÇARA MARÇAL
KIKO DINUCCI
LINCOLN ANTONIO
LUIS FELIPE GAMA
LUISA MAITA
LULINHA ALENCAR
LURDEZ DA LUZ
MARCELO CABRAL
MARCELO PRETTO
MARGINALS
MAURICIO PEREIRA
MAZÉ CINTRA
METÁ METÁ
NEUSA DE SOUZA
PASSO TORTO
PAULO BRAGA
PAULO VANZOLINI
RENATO BRAZ
RODRIGO CAMPOS
ROMULO FRÓES
SANDRA XIMENEZ
SAPOPEMBA
SERGIO ESPÍNDOLA
SUZANA SALLES
TETÊ ESPÍNDOLA
THIAGO FRANÇA
THOMAS ROHRER
TONY GORDIN
VANESSA MORENO
VERLÚCIA NOGUEIRA
WANDI DORATI OTTO

Nenhum comentário:

Postar um comentário