sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Eu comigo nos Andes - Cusco - Parte II


O PC queria comprar milhos para os amigos agroecológicos e depois de perguntar aqui e acolá, descobrimos o Mercado San Pedro. No mesmo dia, a Thássia e o Lelo, que tinham ido em busca de outras coisas, acabaram por parar nos arredores do mercado e tiveram um pequeno incidente com um assalto... eles foram empurrados por uns rapazes e depois se deram conta de que o pacote de lenços de papel que estava no bolso do Lelo havia sumido... prejuízo insignificante, mas se fosse a carteira o saldo seria outro... esse episódio serviu como um aviso pra mim, que tratei de me precaver ao máximo!

Então peguei só o dinheiro estritamente necessário e o RG, que é aceito como documento no Perú, e se fosse pra perder algum, melhor o RG do que o passaporte, e coloquei no money belt, que quebra um bom galho nessas horas e dá uma certa tranquilidade para transitar por lugares habitados por gatunos. Na bolsa só amenidades, como o guarda chuvas (nunca saia de casa sem um guarda chuvas no verão de Cusco!), lenços de papel (lembre-se que eu estava gripada), óculos escuros (o baratinho que comprei depois de ter perdido o meu bonitão, snif...) e acho que só.

Aproveitei pra comprar uns artesanatos, umas coisas de lã de alpaca, pela metade do preço do que no centro de Cusco! Comprei também umas frutas e alguns vegetais. Há de tudo no mercado, é lindo! Eu, pelo menos, adoro! Flores, frutas, hortaliças, cereais, pães, queijos... claro que umas coisas não dá coragem, pois as condições de higiene são complicadas... mas vale o passeio!

Se quiser também tem os alucinógenos San Pedro e Ayahuasca, baratinho, baratinho... eu hein...

Tem também a parte das carnes, peixes e rãs (?!) onde passei correndo e com a respiração retida! E o setor de comidas pra comer na hora, com uns pratos bizarrícimos e outros até apetitosos, mas meus mínimos conhecimentos sobre intoxicação alimentar não deixavam a mínima chance de me aventurar por esses corredores...

O passeio transcorreu muito bem e chegando em casa mergulhei as uvas e pêssegos em água com hidroesteril e me deliciei com frutas frescas! Experimentei também uma fruta diferente, que eles chamam de pepino, muito boa.

Eu já não gosto muito de cozinhar só pra mim e esses dias estava especialmente pouco inspirada... pra minha grande sorte, na quarta-feira descobri o restaurante Govinda Lila, que fica a uma quadra de casa, é minúsculo e vegetariano! O menu custa 5 soles e começa com uma sopa (sempre deliciosa!), depois tem o prato principal, cada dia uma coisa e sempre muito saboroso e ainda tem um mate. Almocei lá, conversei um pouco com a Lila e virei freguesa! Almoço ótimo por R$ 3,65, ah que bênção!

À noite me virava em casa mesmo, ora com macarrão, ora com sopa de quinua...

E assim foi indo minha semana... sem ansiedade pra conhecer, sair, ver... me permiti umas férias de fato! Meu único compromisso do dia era ir à aula, das 8h30 às 10h30. Depois ia pra casa, escrevia, almoçava, comia um chocolate, estudava, lia um pouco, caminhava um pouco, olhava alguma lojinha... quando estava mais disposta, caminhava mais e ia observando a cidade, sem pretensões.

No começo da semana estava muito frio e depois foi ficando esquentando, com dias lindos, e dava até pra sair na rua de camiseta! Ah, achei uma lavanderia perto de casa e por 6 soles/kg tinha roupas limpas!

Tudo muito bom, tudo muito bem, mas era hora de sair do marasmo... fui passar o fim de semana no Lago Titicaca, sobre o qual já escrevi aqui... até segunda!

Nenhum comentário:

Postar um comentário