sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Eu comigo nos Andes - Cusco - Parte I


Manhã chuvosa de domingo, 8 de janeiro de 2012. Sem drama nem despedida cinematográfica, PC, Thássia e Lelo entram no táxi e eu volto para o quarto, para terminar de organizar minhas coisas. Em seguida, mochilão nas costas, saio em busca de um novo pouso, mas condizente com o orçamento de quem viaja sozinha.

Vou para o Hostel Casa de La Gringa, que fica perto da escola onde começarei o curso de espanhol. Habitación conpartida, pero el hostel estuvo vacío y me quedé sola. Baño conpartido también, mas tranquilo. Internet buena, hora de atualizar as peripécias dos últimos dias. Fui em busca de um mercadinho pra fazer uma comida e saiu um macarrão bem sem vergonha... só mesmo um chocolate depois pra consolar...

El desayuno fué en compañia de dos chicas y un chico argentinos, que cuando supieron que yo soy brasileña hablarón del hit del momiento: Ai se eu te pego! Isso não aconteceu só uma vez e eu tive que pesquisar sobre a tal música pra poder conversar com as pessoas! Café da manhã muito bom, com pão integral caseiro, salada de frutas, iogurte... delícia! Paguei os 35 soles e fui de mala e cuia pra escola, pois de lá iria pra minha "morada definitiva".

O curso de espanhol foi na escola Wiracocha e optei pela carga horária de 2h/dia, em grupo, por US$ 50,00/semana, mas acho que já subiu, pois esse era o valor de 2011 e como tinha me comunicado antes com eles por e-mail, mantiveram o preço. Antes conheci também a escola San Blas, mas não gostei, pois fui atendida por um gringo que só ficava falando em inglês! Além disso eles só tinham turmas de 4h/dia e ia sair muito caro.

A Wiracocha fica também no bairro de San Blas, que é tipo o bairro hippie de Cusco! É uma graça, com ladeiras estreitas, quase sem calçada! Tem, é claro, uns hippies na pracinha, que é bem pitoresca. Diz que rola uma vida noturna interessante, mas eu não fui conferir... já não sou muito baladeira, sozinha então, não teve jeito...

A minha turma de espanhol era composta por mais uma moça, a Bettina, alemã. Ela estudou um pouco de espanhol em Barcelona, então já sabia um pouco e a turma deu certo. Nossa professora foi a Indira e as aulas foram bem bacanas. Estudamos os tempos verbais e estou penando um pouco, pois falta agilidade pra lembrar das terminações corretas e dos benditos irregulares...

Depois da aula o Gary, funcionário da escola, me levou até a minha casa, que fica pertinho da escola. Escolhi ficar em uma casa de família, pra ter mais privacidade, pois é mais barato do que pagar una habitación privada en hostel, e também para conviver um pouco com as pessoas da cidade, ao invés dos gringos que invariavelmente habitam os hostels.

Bem...quanto ao primeiro objetivo, foi plenamente atingido! Tive um quarto só pra mim, com internet e banheiro! Mas quanto ao segundo, foi um fiasco... o pessoal da casa quase nunca estava e eles faziam as refeições numa casinha aos fundos, deixando a cozinha da casa só pra mim... então o máximo que interagi com eles foi "Hola, buenos días" y "Buenas noches"... o Jimy, que tem mais ou menos a minha idade, até me chamou pra sair uma noite e eu, suuuuuuper preguiçosa, mas esforçada, aceitei. Quando eu estava prontinha, de maquiagem e tudo, ele bate no meu quarto e diz que o amigo que ia tocar não vai mais e não sei o que, enfim, não fomos :(

Mas valeu a pena ter ficado nessa casa, porque na minha vida de tiazona, prefiro mil vezes ter um quartinho tranquilo e só pra mim, do que ficar num quarto coletivo de albergue "interagindo" com as pessoas... e não posso nem dizer que já passei dessa fase, porque nunca estive nela, nasci tiazona, huoiauhhahahaa!!!

Bom, o primeiro dia foi em função da escola e da casa. O quarto não estava lá muito limpinho e resolvi fazer uma faxina... aí percebi que o ralo do banheiro estava entupido. Fui falar com o dono da casa e ele falou "ah, qualquer coisa você toma banho no outro banheiro". Nã, nã, ni, nã, não! Se eu queria un baño privado era justamente pra não ter que ficar levando roupa pro banheiro, pra deixar minhas coisas espalhadas, enfim, pra me sentir um pouco mais à vontade e um pouco menos acampando.

Fui pro supermercado, comprei desentupidor (desatascador, descobriria eu mais tarde com ajuda da minha amiga Marina), produtos de limpeza, bucha, escova, comida. Almocei um macarrão um pouco melhor que o do dia anterior e tarde de faxina! Consegui desentupir o ralo e aí sim o quartinho e seu banheiro estavam dignos da minha presença ;)

Internetei e logo fui dormir, cansada e com um começo de gripe... eu bem que estava me achando meio "mulher maravilha" por estar tão inteirona, mas aí dei uma baqueada... garganta e nariz reclamando, dormi mal alguns dias... comprei gengibre em pó, balas de mel e eucalipto, fiz umas sopinhas de quinua, fiquei de boa e até o fim da semana já estava bem de novo e sem grandes prejuízos.

Na terça minha missão era fazer uma nova excursão ao Mercado San Pedro, onde eu já tinha ido com o PC. Adoro mercados e vou falar sobre este na próxima postagem ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário