sábado, 7 de janeiro de 2012

Bolívia & Peru - Diário de Bordo: Ep. 3 - Começa a aventura

Ok, chega de táxis, aeroportos, hoteis e restaurantes. É hora de botar o pé na estrada! A primeira aventura do nosso roteiro é a expedição de três dias pelo Salar de Uyuni e arredores, caminho que vai dar no deserto de Atacama, no Chile. Optamos por fazer só a parte boliviana, para encaixar tudo no programa e também porque o Chile é meio caro...

A ideia inicial era irmos de La Paz para Potosí de ônibus e de lá pegar um trem pra Uyuni, mas nas últimas semanas que antecediam a viagem ficamos sabendo que a empresa de trem estava paralisada, sem previsão de retorno, então mudamos um pouco os planos e resolvemos fazer todo o trecho La Paz/Uyuni de ônibus (empresa Panasur, que tem site e cujo funcionário Alberto foi muito solícito na comunicação por e-mail. O preço da passagem ficou em Bs 100,00 por trecho, ou seja R$ 57,00 ida e volta por pessoa).

Demos adeus ao estilo burguês fazendo nossos lanches de viagem nos bancos da rodoviária! O Lelo segurando o pote de requeijão, a Thássia me dando as fatias de provolone, eu montando os lanches e o PC segurando o pão e os lanches prontos. Em dez minutos tínhamos deliciosos sanduiches dois queijos com pão integral ;)

Faz parte também de abandonar o estilo burguês encarar banheiro de rodoviária! Mas até que não era dos piores: Bs 0,50 com direito a papel higiênico.

E os degraus da aventura, que nos distanciam da burguesia, vão avançando... chega a hora de conhecer o bumba... oh céus! Eu juro que pensei que teria algo mais parecido com os ônibus que pego para ir de Itu a São Paulo... mas era BEM mais simplesinho... na verdade, pra um ônibus que faz uma viagem de 12 horas eu diria que ele é "simplesinho demais"!

A Thássia e o Lelo que sofreram mais, pois ficaram do lado do banheiro (que por sinal não tinha nem água, nem sabonete, nem papel - ok, esses dois últimos são puro luxo, mas nem água?!).

Saímos de La Paz no finalzinho da tarde e deu pra ver o céu "estrelando" e uma lua nova linda. Vimos também os picos nevados ao redor da cidade. Aí o jeito foi ligar o iPod e descontrair. Até que consegui dormir bem... de vez em quando acordava, o iPod silencioso, aí colocava outro disco e logo dormia de novo.

Lá pela 1h da madrugada o ônibus faz uma parada em um lugar XYZ. Mal o motorista abre a porta eu já corro pro banheiro! A frequência com que preciso fazer xixi chama a minha atenção e eu nem estou bebendo tanta água assim... não sei se tem a ver com a altitude, mas é bem inconveniente ter que ir no banheiro quase que de hora em hora! Inconveniente porque muitas vezes não há banheiro ou quando há, minha nossa, que malabarismo para não encostar em nada e abstrair os cheiros! Tem hora que nem o álcool gel salva...

Comemos um lanchinho (dos nossos, claro!) e logo já temos que voltar pro bumba. Mais uma hora de estrada e começa o trecho de terra. Cinco horas de solavancos! Até que consegui dormir também, me sentindo naquelas cadeirinhas de bebê que tremem, rs... mas tinha hora que eu acordava com o ônibus inclinando pra um laaaado, depois pro oooooutro, vencendo os buracos que eu só imaginava naquele breu de escuridão.

Depois que o sol nasceu deu pra entender melhor a paisagem, plana e árida. Mais algumas horas e finalmente chegamos a Uyuni, uma cidadezinha digna de cenário de filme de velho oeste!

Fomos até o escritório da agência que contratamos o passeio (Colque Tours, Bs 700,00 pelo passeio de 3d/2n. Pagamos 20% no Brasil, para fazer a reserva, via Western Union) e lá estava nossa reserva bonitinha (ufa!). Deixamos as mochilas por lá e fomos tomar café da manhã (de Bs 15,00 a Bs 25,00 dependendo do tipo de café). Ao voltar para o escritório, nos deparamos com um barulhento grupo de coreanos, mal educados e com bafo de alho!

Fomos informados de que dois coreanos iriam com a gente no carro, que é pra 6 pessoas mais o motorista. Claro que com isso deduzimos que ficaríamos o tempo todo com aquele bando de coreanos (23 fomos saber mais tarde) e deu um certo desespero. Ficamos encolhidos em um cantinho da agência esperando a hora de sair...

Nisso surge um casal, que até pensamos ser brasileiros, mas depois fomos ver que eram chilenos. Puxamos papo e eles disseram que a moça da agência tinha colocado eles no nosso carro! Foi uma euforia e um alívio sem tamanho no grupo! Chegou o carro, colocamos as mochilas em cima, entramos, todos felizes por terem se livrado dos coreanos, até que... vem a moça da agência pedir para preenchermos uma ficha... e então ela "descobre" que os chilenos estavam fazendo o passeio que vai até o Chile e nós retornaríamos pra Uyuni...

Balde de água gelada na cabeça e lá vamos nós pro carro dos coreanos... respirei fundo e tratei de sintonizar com um sentimento de cordialidade, afinal, ficaríamos juntos por três dias! Colocaram um rapaz e uma moça conosco, que pelo menos falavam inglês and it was nice to waste a litlle of my poor and rusty english!

E isso é só o começo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário