terça-feira, 22 de novembro de 2011

Formadores de opinião

Fiquei espantada com a repercussão do vídeo dos "globais" sobre a hidrelétrica de Belo Monte (Movimento Gota D´Água). Uma enxurrada de compartilhamentos, o site para assinar a petição travado por tantos acessos, quantidade enorme de assinaturas em um tempo recorde.

E é claro que esse "boom" não passaria despercebido pelos críticos de plantão, nem mesmo a essa que vos fala :) É realmente um prato cheio analisar a manifestação dos atores - e a reação do público - frente a um assunto desse!

Recentemente muitos artistas se manifestaram sobre as mudanças no Código Florestal e, como eu já disse em postagem no Facebook, achei muito bacana, mas gostei mesmo quando vi um professor falando sobre o assunto.

Claro que pra mim o discurso do professor é perfeitamente assimilável, pois já estou familiarizada com os termos e com o assunto de forma geral... mas fico pensando se é tão difícil assim para um leigo entender... onde os "ambientalistas" estão errando na transmissão de suas mensagens? Por que será que precisamos que o "moço da novela" venha traduzir nossos argumentos?

Na verdade acho que não tem "erro" na transmissão da mensagem, mas é óbvio que um texto dito e interpretado por profissionais do ramo tem alcance e contundência muito maiores. Eu sempre tenho o cuidado de não subestimar as profissões (já devo ter falado sobre isso aqui...), acho muita prepotência querer fazer algo sem ter formação específica pra tanto, quando essa formação existe e existem profissionais se dedicando ao ofício.

Então, no quesito "comunicação com o grande público", ninguém melhor para transmitir a mensagem do que um profissional da comunicação com o grande público, ou seja, ator de novela! Tão perfeito que o sucesso do vídeo sobre Belo Monte atesta.

Li um comentário azedo sobre o filme, dizendo que se tratava de um "blá, blá, blá decorado"... Não acho que seja blá, blá, blá, mas o que a pessoa que escreveu o tal comentário talvez estivesse querendo dizer, e é justamente o que eu queria chamar atenção, é que os caras são muito bons para transmitir mensagens, mas isso não quer dizer necessariamente que a mensagem seja boa ou verdadeira.

A profissão deles é fazer qualquer coisa se tornar convincente! Você tem ideia da arma que isso representa?!

Concluindo, fica aqui meu apelo: procure saber quem está falando. É a Maitê Proença ou a personagem Maitê-Proença-fazendo-campanha-ecológica? No primeiro caso, quem é ela pra dar uma opinião pessoal nessa área? No segundo caso, quem escreveu o texto que ela fala tão bem? Que bagagem tem essa pessoa?Em que fontes ela bebe?

Achei o vídeo interessante, assinei a tal petição, divulguei. Mas... mas... não sei. Num primeiro momento tive um lampejo de alegria esperançosa do tipo "caramba, será que finalmente teremos uma mensagem de massa que valha a pena?".

Mas logo em seguida veio aquela sensação de que essa história vai ser só mais um gancho para as pessoas reclamarem, falarem mal do governo, dizerem que pagam imposto pra fazer obra superfaturada, que esse tipo de coisa só acontece no Brasil e que seria melhor mesmo se os "americanos" viessem tomar conta da Amazônia. Índios e ribeirinhos? Ninguém nem vai lembrar deles...

Tomara que seja só uma sensação ranzinza... tomara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário