terça-feira, 18 de outubro de 2011

Ser easy rider é um luxo!

E cá estou eu planejando mais uma viagem!

Você sabe que eu adoro essa fase, já falei isso aqui várias vezes, de como é bom pesquisar os roteiros, os lugares pra ficar, as dicas nos blogs dos viajantes. Parece que eu já estou um tantinho lá...

Mas tem hora que cansa, principalmente quando as empresas de ônibus não tem site, quando os relatos que informam os preços são de alguns anos atrás e quando as pessoas demoram horrores pra responder um e-mail! (que, aliás, foi escrito em bom e claro portunhol ou num inglês arcaico, rs...).

Como eu não aguento ficar muito tempo sem sarna pra me coçar, resolvemos fazer uma viagem estilo "new-mochilão". Acabei de inventar o termo, então vou explicar: "antigamente" as pessoas jovens e aventureiras colocavam uma mochila nas costas e saiam por aí, pegando carona, ônibus, trem (ah, O trem...), hospedando-se em quartos coletivos de albergues e comendo PF; esse estilo de viagem passou a ser chamado de "mochilão".

No "new-mochilão" a gente é jovem e aventureiro, pega uma mochila, mas vai de avião... a gente se hospeda em albergue, mas em quartos de casal com banheiro... e dificilmente vamos comer PF, rs... (a não ser que seja a única opção, claro).Ok, se quiser pode chamar também de "mochilão-tiozão" =D

Bom, que eu e o PC gostamos da "vida de tiozão" também não é nenhum segredo, mas deixa eu só explicar uma coisinha: eu bem que queria ir de trem, O trem, o famoso Trem da Morte [arrepios mitológicos percorrem a espinha], mas, pasmem: de trem é mais caro!!! E não é um pouco mais caro, é BEM mais caro. Além do tempo de viagem (4 dias x 3 horas) e time is money!

Como eu disse pros nossos companheiros de aventura, a Thássia e o Lelo, eu deveria ter sido hippie antes da popularização do transporte aéreo!!!

Mas aqui chegamos no ponto que eu queria pra esse texto: ser easy rider é um luxo!!! Porque, principalmente, você tem que ter tempo, muito tempo, tempo de sobra! Se você saiu viajando "sem destino" corre o risco de chegar no guichê e descobrir que acabaram as passagens e que a viagem ocorre dia sim, dia não. Sem problemas, você espera dois dias descobre coisas incríveis e no fim até muda de ideia, mas... e se eu não tenho mais dois dias?!

Em alguns casos dá pra "comprar tempo", ou seja, se não tem mais aquela passagem, você pode desembolsar uma grana pra ir de outro jeito... e continua sendo um luxo!!!

Com relação a hospedagem, o risco do easy rider gastar mais e/ou ficar muito mal hospedado também é grande, porque eu tenho a impressão que com o advento da internet todo mundo faz reserva.

A não ser, é claro, que seja um easy rider profissa e talentoso, porque aí meu amigo, o cara descola as maiores bocadas, fica na casa da pessoa mais descolada da vila e ainda tem a sorte de sempre ter a passagem que ele precisava - ou não, mas não tem problema, porque ele descola as maiores bocadas e fica na casa da pessoa mais descolada da vila. Vai dizer que não é um luxo?!

Um comentário:

  1. Adorei, Carol!
    E uma observação: acho que os mochileiros roots, easy riders profissas, são europeus por definição (ao menos os que conheci). Meu colega de sala aqui na uesc, mezzo espanhol, mezzo alemão, pouco tempo atrás comentou que estava se sentindo velho por ter reservado hotel - numa viagem de trabalho! rs
    Já a tiazona aqui já entrou pro time que faz check-in 24 horas antes ...

    ResponderExcluir