domingo, 6 de fevereiro de 2011

Entendendo (ou tentando entender) os ciclos femininos

Tenho a impressão de que TPM tem sido uma desculpa cada vez mais frequente para qualquer braveza ou choradeira feminina. Por um lado, as mulheres tem um ótimo álibi, mas tudo tem limite. E se a tal da TPM é tão famosa e "compreendida", por que não evidenciar também as outras fases do ciclo? Ando pensando nisso e tenho algumas linhas para escrever a respeito. Antes de começar, porém, é importante fazer duas considerações iniciais:

1. Toda essa reflexão não se aplica a mulheres que estejam sob efeito de hormônios externos, como os métodos anticoncepcionais hormonais (pílulas, adesivos, injeções...). Mulheres que usam esses métodos tem ciclos artificiais, pois não ovulam. Eu não sei se você tem consciência da gravidade do fato, mas eu demorei pra me tocar disso. Usei esses métodos por algum tempo e nunca me adaptei bem, até que dei um basta. São sim muito práticos, mas... e o resto?! Se você é mulher, faço um apelo para que pense sobre a importância de ovular. Mesmo que não queira ter filhos, isso é o de menos. Ou você acha que a mulher ovula a cada (em média) 28 dias porque a natureza quer maximizar nossa capacidade reprodutiva e só? Se você é homem, assuma também a responsabilidade pelo planejamento familiar e controle de natalidade. Você pode até se surpreender com uma parceira mais feliz e leve, sem tantas e tão fortes crises de TPM - eu tinha TPMs monstruosas sob efeito de pílula anticoncepcional, ficava irreconhecível, era outra pessoa! Não é exagero!

2. Outro ponto importante é que tudo que vou dizer aqui é bem pessoal, resultado principalmente de auto estudo, mas também de leituras informais em revistas, sites, conversas com amigas (e amigos), conversas com mestres, dos mais variados. Não vou citar fontes porque nem lembro direito de onde tirei cada coisa, portanto já abdico aqui também de qualquer "direito autoral" - torne-se este texto de domínio público! E mesmo bebendo em várias fontes, lembre-se de que esse é um relato do que eu penso, do que eu sinto. É complicado estabelecer regras e padrões em se tratando de ser humano, e nem é essa a intenção, mas conhecer outras experiências pode ajudar a ir mapeando as suas próprias. No texto a seguir pode parecer que estou ditando regras, dizendo que é assim, não é asim, mas tenha em mente esse filtro, de que aqui vai a minha experiência ;)

Então vamos lá. Quando começa o ciclo? Por uma questão de praticidade, no primeiro dia de menstruação, pois não há dúvida de que ela começou! Mas eu acho que o ciclo começa no dia da ovulação, só que aí fica mais difícil de identificar com precisão, embora muitas mulheres saibam sim o dia exato em que estão ovulando. É só uma questão de se conhecer. De qualquer forma, é um ciclo, então volta sempre pro mesmo lugar e o ponto de partida acaba tendo pouca importância.

Dessa forma, vou dividir o ciclo feminino em quatro partes: menstruação, preparação para a ovulação, ovulação e preparação para a menstruação (onde entra a TPM, rs...).

A fase de menstruação é uma fase de renovação. Deixar sair tudo o que não é mais importante no momento. O que está com o "prazo de validade vencido". Ah, e não me venha com nojinho, porque é um processo perfeitamente normal, natural e saudável. Nesse período a gente passa por uma fase de limpeza, não apenas do aparato reprodutor, mas de todo o corpo. Muitas mulheres se sentem "sujas" nesse período, mas é só uma questão de ponto de vista... a sujeira está indo embora, e por isso ela aparece! Ter uma relação saudável com a própria menstruação é muito importante para se conhecer e se aceitar. Desconfortos como cólicas e fluxo muito intenso, muito longo, podem ser indicadores de questões mais profundas a serem resolvidas. Encarar o momento com sentimento de renovação pode ser um ótimo exercício.

Eu adoro limpar, adoro ver a sujeira indo embora (gosto mesmo de fazer uma faxina!), então deixo a menstruação fluir (pode parecer estranho isso, né? Afinal, não tem como não deixar... na verdade, tem sim, em casos extremos e graves, mas num meio termo, a mulher que não quer menstruar, como atitude emocional, consciente ou não, vai dificultar o processo e pode sofrer aqueles desconfortos). Bem, em alguns momentos estar menstruada pode ser bem chato, embora a tecnologia nos ajude bastante, com absorventes dos mais variados tipos (ah, leia a postagem "Para mulheres modernas"). Mas quando a menstruação "atrapalha" é um sinal de alerta: o que está atrapalhando o que?! O problema é a menstruação ou é com o trabalho? Com o passeio? Com o parceiro? Até quando você vai ficar se colocando em segundo plano? O que realmente importa? [ok, aqui estou sendo meio radical, mas a gente precisa de uns chacoalhões de vez em quando, ainda mais em se tratando da vida em uma sociedade machista e repressora. Pense nisso].

Aí a menstruação passa e o corpo, limpo e renovado, começa a se preparar para para mais uma ovulação (que é o "grande lance" e por isso eu a colocaria como começo do ciclo... whatever...). Essa fase é uma delícia, é quando estamos mais bem dispostas, com milhares de ideias, com vontade de fazer e acontecer, com muito pique! Olha que maravilha: a mulher que tem ciclos naturais (sem hormônios fajutos) vive a cada 28 dias a sensação do primeiro dia do ano! Essa fase é muito rica e deve ser muitíssimo bem aproveitada, desfrutada. No meu caso, é quando vou pra cozinha fazer minhas aventuras, é quando trabalho mais (o que pode compensar dias menos produtivos das fases anteriores), é quando escrevo mais, é quando cuido mais de mim e das outras pessoas.

E logo vem a ovulação, o grande apogeu, com um apetite sexual delicioso, que pode ser canalizado das mais diversas formas, inclusive no sexo stricto sensu ;) - já escrevi sobre sexo aqui também. "Estranhamente", os métodos anticoncepcionais com hormônios diminuem ou eliminam a libido e já ouvi de um médico ginecologista: "ah, tudo bem que o desejo sexual não está lá essas coisas, mas melhor isso do que um nenezinho, né?". Essa frase caiu como uma bomba em mim e quase pulei no pescoço do imbecil do médico. Como se a única forma de evitar "um nenezinho" fossem esses hormônios destrutivos (ao longo do texto a minha revolta com os hormônios vai ficando mais intensa, né?). E mesmo que fosse, isso lá é coisa que se diga? Isso lá é coisa que se faça? Sinceramente, não sei como as mulheres que tomam hormônios (e seus maridos, namorados, parceiros) vivem. Ou será que sou só eu que tenho/tive essas reações adversas?!

Mas mesmo que você, mulher, tome hormônios e não sinta esses efeitos colaterais, ou consiga conviver bem com eles, uma coisa é fato: você não ovula :( A fertilidade da ovulação não é só física, não é só reprodutora, no sentido de gerar um novo ser. É reprodutora no sentido mais amplo que possa assumir! Reprodutora de ideias, de ideais. Criadora. É aí que reside a magia de ser mulher. É nessa capacidade reprodutora e criadora que a mulher se distingue do homem.

Depois da ovulação, bem... depois da ovulação o corpo vai dar conta de recolher as garrafas vazias, os copos, desligar o som, varrer os confetis e tirar os enfeites da parede. Traduzindo: começa a preparar a menstruação. Eu interpreto a TPM como o reflexo emocional de um fracasso evolutivo: o óvulo foi embora e você "não foi capaz" de fecundá-lo. Enquanto a gente tiver essa ideia "animalesca" de evolução; essa ideia de que o ciclo da vida se resume em nascer, crescer, reproduzir e morrer; enquanto o consciente, sub-consciente e/ou inconsciente iterpretarem a vida assim, sentiremos na pele, todos os meses, essa sensação de fracasso.

Eu acho que estou conseguindo não sentir (ou sentir menos) esse fracasso, pois minhas TPMs estão cada vez mais suaves. De qualquer forma, esse é um período de introspecção, de se recolher, de meditar. Pode ser um período interessante para repensar ideias, digerí-las, sem aquele entusiasmo todo, que acaba ofuscando. É nessa fase que as boas ideias se consolidam, deixando queimar na fogueira as que eram só "fogo de palha" da empolgação da fase anterior.

E o que não serve mais mesmo, acaba indo embora, com uma nova menstruação e o ciclo recomeça... sempre, e sempre. Se a ideia de voltar ao mesmo lugar te deixa "tonta", podemos pensar em uma espiral ascentende, e aí, a cada volta do ciclo você chega em um patamar superior, vivendo as "mesmas" experiências, mas vivenciando-as sob uma nova ótica.

Vai chegar um momento em que essa espiral deixa de ser física. Esse momento é conhecido como menopausa. Claro que ainda não passei por isso - tenho só 29 anos - mas há relatos de que a partir deste momento a espiral vai subindo e girando livremente, desvencilhada dessas "amarras" cíclicas. Quando eu chegar lá, prometo que te conto ;)

Não é a toa que a mulher, o feminino, é associado à lua. Essas quatro fases do ciclo feminino podem ser facilmente comparadas à lua nova, crescente, cheia e minguante. Há quem fale que a menstruação é lua cheia, transbordante, mas eu acho que a ovulação é lua cheia, esplendorosa. Claro que isso não deve ser levado ao pé da letra! Não tem a ver com a fase que a lua se encontra nesse momento, senão todas as mulheres menstruariam juntas, ficariam de TPM juntas, já pensou?! rs...


E o homem, por sua vez, é sol. Forte e constante. O sol é sempre sol. Um pouco mais poético no alvorecer e no crepúsculo, mas sempre sol. Já a lua, tem fases, tem nuances, tem mistérios, diferentes formatos. Quando a gente reconhece isso, fica mais fácil ser mulher. Diria que fica lindo ser mulher! E no caso dos homens, acho que fica mais prazeroso estar ao lado de uma mulher que gosta de ser mulher, que sabe ser mulher.

Outro dia ouvi que todo homem precisa de uma musa...

5 comentários:

  1. Cá, adorei o texto, as idéias, tudo!
    Torço para,que suas descobertas, análises e atitudes incentivem outras jovens mulheres a se conhecer, a confiar e vivenciar mais plenamente a maravilha de ser mulher! Parabéns... e obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Nossa Carol, amei! É isso mesmo o que acontece, eu também me disvencilhei dos hormônios artificiais e agora estou muito melhor comigo, aprendendo a me conhecer. A ideia é aprender a ser lua e curtir cada fase. Nesse link uma matéria da NOVA supõe como aproveitar melhor cada fase do ciclo. E tudo a ver com o que você disse! http://nova.abril.com.br/edicoes/429/saude/aproveitar-fases-ciclo-menstrual.shtml?pagina4

    ResponderExcluir
  3. Oi mãe, obrigada!

    Nah, bem interessante a matéria, com explicações sobre os hormônios e um enfoque bem sexual, a cara da NOVA, rs...

    ResponderExcluir
  4. Nossa Carol, que máximo! Amei! Super me identifiquei!!!

    ResponderExcluir
  5. Oi Ná, obrigada! Como está a formação?!

    ResponderExcluir