terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Saúde + Tempo + Dinheiro

Um vez ouvi que uma "maldição" nos acompanha pela vida: quando somos jovens, temos tempo e saúde para fazer o que quisermos, mas não temos dinheiro suficiente; na vida adulta, temos dinheiro e saúde, mas falta tempo; e quando chegamos à velhice temos tempo e dinheiro, mas a saúde, cadê? Fiquei meio chocada com isso e como estava na primeira etapa, me esforcei ao máximo para não deixar com que a falta de dinheiro me impedisse de fazer as coisas que eu queria.

Isso foi quando eu estava no colegial - hoje ensino médio - de uma escola pública. Enfiei na cabeça que queria cursar uma universidade pública, morar em outra cidade. E não foi dinheiro que me segurou! Meus pais ralaram, eu ralei e deu tudo certo. Ter me lançado no mundo, indo morar em uma cidade que eu nunca tinha pisado antes, foi a melhor coisa que fiz na vida até hoje, sem sombra de dúvida! Durante a graduação tive uma turma em que todo mundo era "duro" e, como tínhamos muito tempo e muita saúde, a falta de dinheiro às vezes até passava despercebida. Ô tempo bom!!! (toda essa nostalgia porque estive em Pira semana passada, dei uma andadinha pela Esalq e um turbilhão de lembranças e emoções me invadiu a mente e o coração).

Depois, quando comecei a trabalhar, senti o tripé pender para o outro lado. Agora eu estava ganhando dinheiro (relativamente ao que eu tinha antes, era bastante sim), continuava com uma ótima saúde, mas tinha que cumprir horários mais rígidos e adeus quatro meses de férias por ano... aproveitei a grana para encurtar distâncias e, consequentemente, ganhar tempo. Foi quando conheci a Patagônia e a Terra do Fogo, a primeira e (até agora) única vez que saí do nosso país. Tempo bom também, de algumas mordomias. Só que o mundo dá muitas voltas e de repente me vejo lá na primeira etapa de novo, ou não exatamente, pois o tempo está um pouco mais escasso. É isso que dá querer começar uma nova profissão...

Por outro lado, a saúde está cada vez melhor e minha nova filosofia de vida me acena com muitos e saudáveis anos de vida, então posso me dar ao luxo de começar de novo, como se tivesse dezessete anos. Na verdade, por mais clichê que seja, o mais importante de tudo é ter saúde, e para isso não meço esforços nem recursos. Já o tempo é nosso bem mais precioso, que se esvai em um piscar de olhos, como areia escorrendo pelos dedos. É preciso muita atenção! E tendo saúde e usando bem o tempo, conseguimos dinheiro, que vai nos fazer ganhar tempo e cuidar melhor da saúde.

Eu só acho que não podemos inverter isso, achando que precisamos, em primeiro lugar, ganhar dinheiro a qualquer custo, porque aí, quando você se der conta, sua saúde "foi pro saco" e o tempo passou...

Não sei se isso tudo que acabei de escrever é um auto consolo por não ter lá a quantidade de dinheiro que eu gostaria, mas me traz sim algum conforto ;)

Um comentário:

  1. Olha, me identifiquei muito com esse post. Eu vivo transitando entre as prioridades dinheiro, saúde e tempo. Em 2010, eu comecei a priorizar a minha saúde de verdade. Parei de fumar, seguir uma filosofia de vida beeeem mais saudável. Agora, pra me manter financeiramente, não vi passar o tempo. Trabalhei demais, me dei inteira para esta atividade. Agora, quero fazer do tempo o meu melhor amigo. O difícil é conseguir aproveitá-lo da melhor forma, ainda é um grande desafio para mim. Mas vamos que vamos!

    ResponderExcluir