segunda-feira, 26 de abril de 2010

Benditas Leitoras!

Filha de artistas que sou, aprendi desde muito pequena a reconhecer a importância da arte em nossas vidas. Da arte, da beleza, da sensibilidade, da expressão, da cultura, do prazer, da felicidade!

E é por isso que fiquei muito feliz ao saber da existência do grupo Benditas Leitoras, de Itu, que organiza o Nhoque da Fortuna com Sarau, todo dia 29! O do mês passado foi o primeiro e foi muito gostoso ouvir poesia, prosa e música, degustar um bom nhoque e confraternizar com os amigos. É de sair com a alma lavada e perfumada.

Mas um "pequeno detalhe", que talvez passe despercebido pelos espectadores menos atentos, me fez ficar mais feliz ainda. Se tivesse sido um sarau já teria sido ótimo, mas foi um sarau idealizado, organizado e realizado por mulheres (homens também participaram, mas o feminino estava muito presente!). "Ok, e daí?", você deve estar se perguntando, "A Carol deu pra virar feminista agora?". De forma alguma. Mas de um tempinho pra cá algumas pessoas tem me feito ver como o mundo está precisando do feminino.

A estrutura da sociedade que vivemos é patriarcal e isso traz consequências muito tristes, tanto para o homem quanto para a mulher, para a humanidade e para o planeta. Muitos dos valores do feminino são cada vez mais anulados. A mãe concebe, gera, cuida, nutre. A mãe sabe o que é melhor para o filho, e o pai vai lá e realiza. Quando o masculino está desconectado do feminino são criadas armas, acontecem guerras, há exploração da natureza e dos seres humanos, polui-se e mata-se. A mãe - no sentido mais amplo que esse termo possa assumir - não quer morte, ela deseja acima de tudo a prosperidade da vida.

Você deve estar pensando que existem muitas mulheres "perversas e destruidoras". Sim, existem, e aí é mais triste ainda, pois essas mulheres perderam totalmente a conexão com o feminino - no sentido mais amplo que esse termo possa assumir. Não basta usar batom, vestido e salto alto. O buraco é mais em cima, como bem dizem Rita Lee e Zélia Duncam na música Pagu.

E que tal cultivar o feminino que existe em você - seja você homem ou mulher? A arte é uma boa forma... segue abaixo o convite para o Sarau!

2 comentários:

  1. Flor amada,

    Eu ando tão sumida, mas o motivo você vai adorar, entrego meu TGI para o Dieter na semana que vem. Dito isso, sei que você vai entender.
    Queria te contar que continuo lendo o Aralume e me deliciando, me encho de alegria e de orgulho. Uma delícia.
    Dia desses vim ler e chorei até, li de cara o texto "a humana de um cachorro preto" (pensei no Mitras, eu também sou a humana de um cachorro preto que agora está bem velhinho e que me faz pensar no privilégio e na responsabilidade que é ser eleita por um bicho). Li também "Declaração de Amor" e chorei ainda mais, que benção termos tanto amor nas nossas vidas.
    Seus textos estão cada vez melhores e os temas estão incríveis. Desculpa eu passar por aqui sempre correndo, ler e ir embora de fininho, prometo ser mais colaborativa quando o turbilhão passar.
    Clara, a bailarina da barriga, está linda e enorme, vem logo pra cá conversar um pouquinho com ela! A presença dela cada dia me enche mais de alegria!
    beijos, com amor!
    Carol

    ResponderExcluir
  2. Oi Flor, que bom "ver" você por aqui! E que bom também que o TGI está na reta final, dá uma sensação ótima quando a gente consegue finalizar uma etapa, né?

    Obrigada pelos elogios, eu também estou curtindo bastante o Aralume e é sempre bom saber que tem mais gente "na onda", rs...

    No fim de semana vou pra sampa e tenho até um presentinho pra Clara ;)

    Beijos pras duas!

    ResponderExcluir